Como fazer unhas em casa: passo a passo e como montar seu kit manicure

Passo a passo fazer e manter as unhas bonitas e saudáveis sem sair de casa

Ter as unhas feitas, lixadas e pintadas é um dos hábitos de vaidade adotados por algumas mulheres, entretanto não são todas que tem tempo para ir a manicure toda semana. Por isso, fazer as unhas em casa é uma alternativa para mulheres que procuram uma solução mais barata, sem espera e que conta com o conforto da sua casa.

Além de econômica, a prática de fazer as unhas em casa é terapêutica, pois é possível relaxar e cuidar de você e da sua beleza ao mesmo tempo.

Sem contar que em casa, você utiliza seus próprios materiais e evita o risco de contrair qualquer doença devido ao uso compartilhado de alicates, esmaltes e afins.

Passo a passo para fazer as unhas em casa

Antes de iniciar o processo é preciso separar os materiais que serão utilizados. “Além dos materiais é necessário também um ambiente claro, tranquilo e confortável.”, afirma Damiana.

Após isso, o primeiro passo é remover o esmalte antigo com algodão embebido no removedor de esmalte e cortar as unhas com o cortador, caso seja necessário. Feito isso é só seguir os passos abaixo:

Manicure: como fazer as unhas das mãos

1. Lixar: Lixe as unhas no formato de sua preferência. Procure manter uma simetria. Se for lixá-las no formato quadrado, lembre-se de lixar também as laterais da unha.

2. Polir: Caso tenha uma lixa polidora, essa é a hora de usá-la. Passe-a sobre as unhas com delicadeza, pois o processo diminui a espessura da unha.

3. Amolecer as cutículas: Passe um creme hidratante, ou aplique o amolecedor de cutículas. Deixe o creme agir por um tempo (mais ou menos 2 minutos).

4. Remover ou afastar as cutículas: Após o amolecimento das cutículas, você pode retirar o excesso da mesma com o alicate ou, se preferir não retirá-la, apenas a empurre com a ajuda da espátula e retire com o alicate apenas as “pelinhas” que podem aparecer entorno das unhas.

5. Aplicar a base: Aplique uma camada de base transparente ou fortalecedora antes do esmalte. Ela serve para aumentar a duração e a cobertura da esmaltação e proteger as unhas do pigmento presente no esmalte.

6. Esmaltação: Espere a base secar e, em seguida, aplique o esmalte escolhido. Procure aplicar camadas finas e utilizar pouco produto no pincel, partindo da parte interna em direção as pontas.

7. Aplique o óleo secante: Após colorir as unhas, aplique o óleo secante, além de contribuir para que o esmalte seque mais rápido, ele ainda melhora a cobertura e dá um brilho extra no esmalte.

8. Limpe os cantos: É normal sujar a lateral que contorna as unhas ao aplicar o esmalte e esse talvez seja o passo mais chato e demorado de realizar. Para remover molhe a ponta do palito com removedor de esmalte e envolva-a com algodão, mergulhe novamente no removedor de esmalte para molhar o algodão e passe o palito sobre os excessos de esmalte fazendo movimentos giratórios, com cuidado para não retirar o esmalte das unhas.

9. Secagem: Para agilizar o processo de secagem do esmalte você pode utilizar um secador de esmalte ou um spray secante. Caso não tenha nenhum desses itens, aguarde a secagem natural das unhas, só é preciso cuidado para não tocar/esbarrar em nada.

Pedicure: como fazer as unhas dos pés

1. Esfoliar: Antes de partir para as unhas é interessante hidratar e esfoliar a pele dos pés. Para isso, mergulhe os pés em água morna durante 2-3 minutos. Seque-os e inicie a esfoliação. Uma outra alternativa é lixar a sola dos pés para retirar o excesso de pele e calosidades.

2. Hidratar: Depois de esfoliar, aplique um creme hidratante massageando os pés até que o creme se espalhe completamente.

3. Lixar as unhas: Agora sim, lixe as unhas de forma que fiquem retas e proporcionais.

4. Amolecer e afastar as cutículas: Assim como nas unhas das mãos, você pode optar por retirar ou não as cutículas. Ao decidir retirá-la faça uso de um bom alicate para isso. Caso prefira mantê-la em seu lugar, apenas afaste-a com a ajuda da espátula.

A partir daí é só seguir os mesmos passos do processo de fazer as mãos: aplicar a base, o esmalte, o óleo secante, limpar os excessos nos cantos e deixar secar. Só lembrando que na hora de pintar as unhas dos pés é interessante utilizar um separador de dedos para facilitar a esmaltação.

“Capriche na escolha da cor do esmalte, pois muitas vezes ele revela o que esta dentro de nós. Escolhendo cores que combinem com sua personalidade você se sentirá mais linda e poderosa, estando bem com a sua auto estima sempre.”, aconselha a profissional.

Conheça o curso de Manicure profissional online, clique aqui ou na imagem abaixo!

Deixe uma resposta