Como se organizar com os cardápios da semana?

A partir do momento em que você monta os cardápios da semana, você terá muito mais tranquilidade para preparar as refeições de sua família. Neste artigo, vamos oferecer alguns exemplos de como você pode se organizar e não se preocupar durante todos os dias para manter sua família com uma alimentação saudável, saborosa e nutritiva. 

Com os cardápios da semana prontos para se orientar, você terá como diversificar todas as refeições de sua família, não repetindo demais as opções e conseguindo se programar também para as compras no supermercado. 

Você pode analisar todos os pratos que irá fazer durante a semana antes de ir ao supermercado e fazer suas compras semanais ao organizar os cardápios da semana. Assim, só irá precisar ir uma vez ao mercado, sem entulhar sua despensa com materiais que poderão perder a validade ou estragar antes de serem preparados, conseguindo também se programar para melhor fazer tudo o que precisa. 

Em vez de fazer uma grande compra mensal, tendo que retornar ao mercado toda vez que precisa de alguma coisa, ao se programar para uma vez por semana, você sempre terá produtos frescos em sua despensa e na geladeira, tornando tudo mais prático. 

Como montar os cardápios da semana 

Você pode ter os cardápios da semana para todo o mês, distribuindo as opções de carnes, massas e cereais, elaborando um cardápio de 4 semanas, por exemplo. Com base naquilo que sua família mais gosta de comer, você poderá alterar os pratos de sua preferência, fazendo algumas variações e tornando suas refeições mais saborosas e nutritivas. 

Ao montar os cardápios da semana, tenha sempre junto as receitas para facilitar sua vida. É um trabalho que você irá fazer apenas uma vez, deixando tempo livre para as variações que considerar melhores. 

Uma das ideias de montar os cardápios da semana é preparar para o jantar a alimentação que também serve para o almoço do dia seguinte, podendo incrementar com alguma mudança nas guarnições para que ninguém fique reclamando. Se quiser, deixe um dia da semana, como a noite de sábado, por exemplo, para uma alimentação diferente, mais ao gosto das crianças, como um lanche ou uma pizza. 

Essa condição é bem interessante principalmente quando se tem crianças em casa, que sempre se cansam com mais facilidade dos pratos. Dessa maneira, você faz com que sua família tenha uma rotina diferenciada. 

Além de pizza ou lanches, você pode comprar salgadinhos já prontos, descansando um pouco da rotina, saindo da regra e ensinando que comidas fast food também podem ser divertidas, desde que dentro de um determinado limite. 

Veja algumas ideias para você montar os cardápios da semana: 

Saladas 

Nos cardápios da semana não podem faltar as saladas. Você pode variar suas saladas entre folhas, legumes crus e cozidos, queijos e frutas. 

Entre as folhas, são diversas as opções, como alface, escarola, agrião, almeirão e outras. Prefira sempre as verduras fresquinhas e aquelas que não estragam com facilidade, colocando nos cardápios da semana as menos resistentes nos primeiros dias e as mais resistentes para os dias próximos ao final de semana. 

Com relação aos legumes, que são mais resistentes, tenha sempre à mão cenouras, nabos, beterrabas, rabanetes e batatas. Além disso, não se esqueça das frutas da época e de queijos para complementar as saladas. 

No prato principal tenha sempre alguma proteína (carne, frango, peixe ou ovos), fazendo pratos diferentes e modificando os tipos de cortes durante a semana. E o prato base deve sempre ter um bom carboidrato (arroz integral, feijão, lentilha, cevadinha, grão de bico ou qualquer outro), acrescentando uma guarnição, com uma verdura ou legume cozido no vapor, assado ou refogado. 

Para montar os cardápios da semana, mantenha sempre o equilíbrio de nutrientes, montando pratos coloridos, sem que sejam repetidos nos dias da mesma semana. Mantendo essa harmonia entre os sabores, você terá a melhor alimentação para sua família.